quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

Independendemente do porte do hotel, o que mais gera a curiosidade nos hóspedes é o tão esperado café da manhã. Acredite, é um dos fatores mais importantes no hotel, além de um quarto limpo e confortável e um atendimento excelente.
Mal utilizado pela maioria das pessoas em seu dia-a-dia, o horário do café da manhã reveste-se de grande importância no processo natural de alimentação, conforme assegura a comunidade médica.
Face ao contexto que envolve o hóspede em seu período de permanência no hotel, esse momento tem significado especial, pois normalmente foge à sua tradicional rotina. A criatividade do hoteleiro se faz presente, no sentido de gerar a grande atratividade proporcionada pelo arranjo do bufê, seduzindo a todos em seu entorno, através dos olhar.
Já de algum tempo se enfatiza a necessidade e importância da hotelaria primar pelo oferecimento de um café da manhã diferenciado. O elemento surpresa, quanto ao que irá encontrar, desperta no hóspede a curiosidade, transformada a seguir em superação de expectativas e motivo suficiente para a publicidade positiva do hotel por onde quer que passe.
Oferecer qualidade, com quantidade, variedade e amabilidade, elevam o nome do hotel, proporcionando no extramuros a convergência ao mesmo, motivada pelo propagar dessas informações.
Localização
Independente da área do salão utilizada, é necessário um posicionamento eqüidistante das mesas, o que facilitará a movimentação das pessoas. Os formatos poderão variar, contudo, é importante observar e evitar o estrangulamento provocado pela concentração de alguns produtos ou materiais. O acesso do hóspede pelos lados da mesa, seu entorno ou curvas e a possibilidade de circundá-la, favorece o bom andamento do atendimento.
Não importa o que seja ou quem faça; o hotel não pode abrir mão da decoração do bufê. Isso deve ocorrer, antes mesmo do início da colocação dos itens que compõem o conjunto de alimentos, bebidas e materiais disponibilizados.
A decoração deve ter um toque de leveza e singularidade. Acompanhar o ambiente, cumprindo com a finalidade de proporcionar ao hóspede a satisfação de um alegre despertar. A natureza deve se fazer presente, por meio de folhagens e flores do local ou região. É um momento mágico, a contribuir na composição do dia do visitante.
Produtos
Variedade e abundância devem prevalecer, com a dose de genialidade da brigada de cozinha, formando o conjunto ideal, capaz de deixar a todos com vontade de tudo experimentar e ao mesmo tempo, sem saber o que comer e beber.
A variedade de sucos, pães, bolos, frutas, frios, produtos da terra e outros, deverão compor uma seqüência lógica para o cliente se servir. Adequar os materiais para a retirada de cada um deles, também é fator de suma importância.
Um dos momentos de maior dificuldade que encontramos, está na observância do instante em que se identifica a necessidade de reposição de algum item. Deve ocorrer com agilidade e eficácia, para não interferir na movimentação dos presentes.
A copa ou a cozinha deverá interagir com o salão, para que essas ações fluam naturalmente, sem chamar a atenção dos visitantes ou fazê-lo esperar por alguma coisa.
Como todo atendimento em restaurante, faz-se necessário observar e transmitir que o importante é estar preocupado em servir, em demonstrar estar interessado em atender e não de se fazer interessante.
Da abordagem inicial para identificação da unidade habitacional ou se é um visitante, passando pelo acompanhamento refeição e o agradecimento na saída, poderá ser observado o nível de qualificação do quadro de pessoal e de satisfação do cliente com o conjunto dos serviços prestados.
Nesse momento, poderá ser aferido o nível de satisfação do hóspede, pois ele está menos sugestionado e mais aberto à concessão de tempo.
Após o encerramento do horário e mesmo com a porta fechada, não negue o atendimento a alguém atrasado, contudo faça à parte, continuando com o desmontar do bufê.
O registro de entrada do hóspede, serve para a adequação do fluxo de atividades da copa e/ou cozinha, ajustando a quantidade dos produtos disponíveis, com o número de pessoas que ainda estão por vir.
Faça do café da manhã um instrumento para a fidelização do seu cliente, pois esse é referência em hotelaria.


ABAIXO  20  DICAS VALIOSAS  DO EXPERT EM CONSULTORIA  HOTELARIA EDUARDO FARACO


1. Capacite seu pessoal de serviço para retirar pratos, copos, tigelas de cereais ou xícaras à medida em que forem utilizados mesmo com o cliente permanecendo à mesa;

2. Capacite-os também para fazer a retirada dos ítens da mesa e remontagem(mise en place) o mais rápido possível, principalmente naqueles casos em que o salão do café da manhã é pequeno em relação ao número de hóspedes;

3. Não espere a travessa de frios, pães ou de frutas ficar completamente vazia para fazer a reposição - de acordo com o número de hóspedes, varie as travessas de tamanho de forma que possa colocar maior quantidade do ítem e evite reposições mais frequentes(desde é claro que você consiga manter frios e frutas principalmente em temperatura adequada);

4. Caso as reposições sejam necessárias deixe travessas prontas na copa/cozinha, protegidas com filme plástico, refrigeradas, de maneira que a reposição seja o mais rápida o possível;

5. Antes de solicitar o número do apartamento - dê bom dia, como vai, sorria...empreendimentos diferenciados devem "vender" hospitalidade antes de "vender" hospedagem;

6. Coloque música ambiente agradável, eventualmente uma(ou mais) TV(s) com noticiários da manhã, revistas e jornais do dia;

7. Se o seu empreendimento for no litoral, tenha boa ventilação, ar condicionado(se necessário), principalmente nas proximidades do buffet, evitando mosquitos. Se for na serra aqueça o ambiente(por mais novo que seja o seu pão de centeio ou pão de forma em um ambiente frio, eles vão ficar duros em minutos em função da temperatura ambiente);

8. Identifique os ítens do buffet (em muitos lugares queijo branco e minas, pão de centeio e de graõs ou os mais "variados" bolos são coisas muito parecidas - você facilita a vida do hóspede e eveita desperdícios);

9. Minha sugestão é que mesmo as pousadas econômicas, montem minimamente suas mesas - com pelo menos açucareiros, adoçantes, porta-guardanapos, jogos americanos;

10. A maioria das regiões em que trabalho tem belos trabalhos de artesanato. Dentro do possível os utilizem - jogos americanos, porta guardanapos, caixas para adoçantes, açucar em sachet, etc - você pode até colocar à venda alguns destes ítens junto à recepção e reverter o lucro para alguma entidade ou utilizar para a reposição dos materiais;

11. Caso você monte buffet à partir de um número X de hóspedes - informe ao hóspede no check in(eles poderão ficar frustrados em um primeiro momento, mas à partir deste problema SEU agregue valores - ofereça para ser servido no apto., dê opções de pratos quentes, flexibilize os horários - o que vejo na bombástica maioria dos casos é o hóspede ser "responsabilizado" pela baixa ocupação do empreendimento, recebendo cafés da manhã, bem menos variados do que aqueles servidos em buffets para um maior número de hóspedes;

12. Seja extremamente pontual(mas ainda assim flexível à solicitações de hóspedes que precisam do café da manhã com 15 ou 30 mins de antecedência), e menos pontual para a retirada(caso verifique pelo controle de apartamentos que hóspedes não tomaram café ainda, faça contato 15 mins antes do horário previsto para finalizar o serviço e ofereça para "segurar" o café um pouco mais;

13. Caso você tenha tarifas verdadeiramente diferenciadas de meio de semana e final de semana, não é pecado oferecer cafés da manhã um pouco mais "enxutos" nos dias da semana - dentro do possível informe em seu site que para esta tarifa será oferecido um café da manhã "diferenciado"(no contexto seu hóspede vai entender e ficar satisfeito com sua sinceridade);

14. Torradeiras, sanduicheiras, cestas térmicas agregam um muito bom valor ao seu café e se você comprar os equipamentos adequados, não terá sustos em sua conta de energia;

15. Ovos mexidos, salsichas, calabresas, pães de queijo devem ser mantidos quentes ou não secos como uma palha - pelo amor de deus...se você não tem equipamentos adequados ou se o número de hóspedes e pequeno ofereça estes serviços de maneira personalizada e individualizada à mesa;

16. Coloque colheres tipo bailarina(cumpridas) nos sucos, não manuseie em excesso frios, cuidado com as ondas de toalhas em buffets, próximas à rechauds, opções de café(descafeinado ou solúvel, ítens light ou diet, etc são muitas vezes ingredientes que agregam excelente valor à custos bastante baixos;

17. Hóspedes não tem 3 maõs - se eles tiverem que tirar uma tampa dos cereais ou do porta-bolos, onde colocar esta tampa ?? vejo muitas vezes hóspedes com tampas debaixo do braço fazendo malabarismos para se servir;

18. Posso oferecer café para passantes ?, me perguntam sempre... Apenas depois que tiver certeza que seus hóspedes estão sendo servidos da melhor maneira possível - eles são a prioridade - certamente seria uma boa receita, mas há como prever esta demanda ?? prefira 70% de alguma coisa à 100 % de nada - gerar una grande demanda por café pode comprometer seu serviço e incomodar seus hóspedes;

19. Oriente os horários de café da manhã ao seus perfis de clientes - flexibilidade sempre...hóspedes executivos, via de regra tomam café mais cedo, à lazer mais tarde, mas não é receita de bolo - a receita é ser maleável, principalmente os pequenos...

20. Dê personalidade ao seu café através dos bolos, alguns pães, geléias feitas no hotel, frutas diferenciadas, opções de ovos e outros quentes servidos à mesa, ambiente diferenciado, serviço atencioso e presente, música agradável, cheiros, cores - o café da manhã é uma das características mais particulares da hotelaria brasileira...preservar este "patrimônio" é fidelizar o hóspede e mostrar nossa capacidade de encantar...sucesso...

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi de grande importancia o seu texto ao meu conhecimento para a realização de um relatorio da faculdade relacionado ao Turismo e Hotelaria!

Bruna Figueiredo disse...

Parabéns pelo texto! Fiz um link na postagem que fiz. Veja como ficou!